CentroTV

Festival de Percussão em Mortágua

O 1º Festival de Percussão de Mortágua constituiu um assinalável sucesso, registando-se a presença de centenas de pessoas ao longo dos três dias do evento (4, 5 e 6 de março).

O Festival, organizado pela Filarmónica de Mortágua, com a colaboração do Município de Mortágua, deu a conhecer ao público as virtualidades e a versatilidade deste género de instrumentos, e ao mesmo tempo proporcionou a troca de experiências e conhecimentos entre os “aficionados” da percussão.

O primeiro dia do Festival foi dedicado aos “Talentos de Mortágua” e deu a possibilidade aos bateristas de bandas locais de fazer uma demonstração livre dos seus atributos.

Registaram-se apresentações a solo e em coletivo, chegando a estar em palco sete bateristas a atuar, num momento verdadeiramente empolgante. Houve ainda a atuação da dupla de percussionistas Cowbell, que são finalistas da Escola Profissional de Música de Espinho, mas naturais da região.

O segundo dia contou com dois momentos distintos. À tarde decorreu uma Masterclass de bateria orientada por Sérgio Marques e Francisco Lima. Estes dois bateristas profissionais dão formação nesta área e participam em várias bandas e projetos musicais. Sérgio Marques fez o Curso de Percussão no Conservatório, é Professor de Música e está no atelier de Percussão do Porto. É organizador da maior concentração de bateristas que tem lugar na Península Ibérica, denominado “Dia do Ritmo” que decorre no mês de junho.

No domingo foi a vez da atuação do grupo de percussão Simantra. O grupo, constituído por Andrés Perez, Leandro Teixeira, Luiz Ferreira e Ricardo Monteiro, já venceu vários prémios nacionais e internacionais. Simantra -Grupo de Percussão, formou-se em 2009, nascendo da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado ao repertório da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI.