CentroTV

Festival Internacional de Cinema de Turismo apresentado em Ourém

O Teatro Municipal de Ourém recebeu hoje a apresentação pública do programa do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer entre 25 e 28 de outubro nesta cidade do Centro de Portugal. O festival é uma co-organização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.
 
Na sua 15.ª edição, o ART&TUR é um certame consolidado no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo todos os anos os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais. As últimas quatro edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu e Aveiro, a que se segue agora Ourém.
 
Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os filmes que compõem a short list da competição, selecionados entre os 281 filmes promocionais e documentários, de 32 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados pelo júri internacional. No total, serão exibidos 87 filmes, integrados em 13 sessões temáticas. As sessões temáticas serão antecedidas de mesas-redondas, em que especialistas refletirão sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos.
 
Paralelamente, decorrerão outras iniciativas inseridas no Festival. O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com.
 
Presente na conferência de imprensa, Francisco Dias, diretor do Festival, destacou a sua convicção de que “esta é a melhor edição de sempre do Festival ART&TUR, com conteúdos de grande qualidade”. “Embora seja um evento de nicho, este festival chega ao mundo inteiro e às pessoas certas, como são as entidades de turismo e as equipas de produção. É um evento global, quer nos filmes exibidos quer no júri, pelo que ao fazermos um festival de quaildade, estamos a promover a qualidade do nosso turismo”, acrescentou.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro


 Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, elogiou a parceria com o ART&TUR, que ao longo dos anos tem sido muito positiva. “O Festival ART&TUR está em linha do que queremos fazer todos os dias: divulgar o território do Centro de Portugal em todos os mercados. Este é um evento internacional e, ao mesmo tempo, descentralizado, uma vez que acontece todos os anos em locais diferentes da região, sustentável e inclusivo. Por isso, inspira e renova a confiança do mercados externo e interno”, sublinhou. Além disso, “por ser descentralizado, é um contributo para desmistificar a ideia de que os grandes eventos só podem acontecer nos grandes centros”, disse.
 
Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, agradeceu a confiança da Turismo Centro de Portugal e do ART&TUR pela escolha da cidade. “Receber o ART&TUR era um objetivo que já tínhamos há muito. Tudo faremos para que seja efetivamente um grande festival e para corresponder às expetativias”, sublinhou, acrescentando que este festival se “insere na estratégia do município para captar eventos e atrair visitantes ao território”, de que são exemplo o congresso da AHP e o Encontro da Diáspora, que se vão realizar em Ourém ainda este ano.
 
Na apresentação, foram também revelados os próximos três concelhos que receberão o ART&TUR, Lousã, em 2023; Caldas da Rainha, em 2024, e Fundão, em 2025.
 
Luís Antunes, presidente da Câmara da Lousã, considerou que “é uma honra para a Lousã poder acolher este evento internacional, que organizaremos com grande entusiasmo”. 

“Tenho a certeza de que estaremos à altura da responsabilidade e que a Lousã irá proporcionar momentos inesquecíveis aos participantes”, disse ainda.

Por sua vez, Conceição Henriques, vereadora da Câmara das Caldas da Rainha, manifestou a “satisfação por poder estar ladeada pela Lousã e Fundão nos próximos anos”.

 “A região Centro de Portugal é entusiasmante. Este festival é mais uma prova de que o turismo em Portugal é cada vez mais profissional e está muito bem entregue. O cinema cria valor e em conjugação com o turismo faz chegar os territórios mais além”, elogiou.