CentroTV

Festival Literário Internacional do Interior em homenagem às vítimas dos incêndios florestais

A Arte-Via Cooperativa, sediada na Lousã, lança a 3ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, em homenagem às vítimas dos fogos florestais, sob a égide do lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.

Este festival tem como patrono o Presidente da República e devido à pandemia decorrerá de 8 a 11 de outubro.

Os parceiros associados são a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Delegação Regional da Cultura do Centro, a Universidade de Coimbra, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Fundação Cuidar O Futuro e a Casa-Museu Fernando Namora.

Trata-se de um “evento intermunicipal, daí o seu caráter inovador, que decorrerá em 10 concelhos da região afetados pelos fogos, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem”, anuncia a organização.

Ou seja, os livros “vão ao encontro dos públicos porque também eles têm saudades”.

Esta edição é dedicada a Maria de Lourdes Pintasilgo e ao nonagésimo aniversário do seu nascimento, bem como a Fernando Namora e ao centenário do seu nascimento.

Com o tema transversal “Cuidar o Futuro”, e “porque este é um festival de causas, pretendemos abordar questões candentes para o devir do mundo, desde logo a emergência ambiental”.

Este festival congrega autarquias/agentes culturais de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Arganil, de Miranda do Corvo, da Lousã, de Pedrógão Grande e da Pampilhosa da Serra.

As bibliotecas municipais e as redes de bibliotecas escolares são cruciais na organização do FLII – Palavras de Fogo.