CentroTV

Festival Músicas do Bosque na Serra da Estrela

Longe da agitação dos grandes Festivais de Verão acontece na aldeia da Lapa dos Dinheiros (em Seia), de 26 a 28 de junho, o Festival “Músicas do Bosque”, uma proposta para a fruição da música com a natureza exuberante da Serra da Estrela.

“Naquela que vai ser a primeira edição do festival, é pretensão da organização, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), provocar encontros e dar a conhecer os mais recentes e inovadores projetos musicais”, adianta em nota de imprensa a organização.

É a “partir da Montanha”, que a organização quer lançar um conceito de “Festival único no país, um Festival que se quer assumir no panorama nacional como um festival direcionado para a fruição da Natureza e da música, incentivando assim o aparecimento de mais produção artística, sobretudo num momento em que a indústria da criatividade está cada vez mais na ordem do dia”.

Este é também um festival que tem no “seu DNA a inovação e criatividade alicerçadas na identidade e cultura local”.

De realçar que os projetos que participam no Festival nasceram fora dos grandes centro urbanos, o que evidencia que não é só nas grandes capitais que a indústria da criatividade ganha espaço.

Nomes como Pensão Flor, Mancines, Yanan Dans, Tranglomango e Dorahoag, estão já confirmados.

“Numa tentativa de diferenciar este Festival, que se assume claramente, como não sendo um espetáculo de ‘massas’, razão pela qual o mesmo se realiza numa Aldeia de Montanha, os festivaleiros podem participar na subida dos rebanhos à serra, na companhia dos pastores que ainda praticam a transumância, assistir a sessões de cinema no bosque, participar em caminhadas e passeios fotográficos nos trilhos das Aldeias de Montanha”, frisam os organizadores.

E, como não podia faltar, a “gastronomia de montanha também terá, no contexto do festival, um destaque muito especial. Aqui o fast food não entra”.

Segundo a organização, “são estas algumas das propostas que fazem deste Festival um espetáculo único no país”.