CentroTV

FEUC recebe seminário comemorativo “Portugal 70 anos de NATO”

Realiza-se amanhã, dia 21, a partir das 14h00, no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) o seminário comemorativo do 70.º aniversário da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, que deu origem à NATO.

Sob o tema principal “Portugal 70 Anos de NATO”, o seminário assinala os 70 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte e promove um debate público sobre os desafios que se colocam hoje à NATO e ao envolvimento de Portugal neste organismo.

“Três razões principais justificam a oportunidade do debate. Em primeiro lugar, Portugal, fruto do poder funcional conferido pela sua constituição e posição, foi um dos doze membros fundadores, tendo sido signatário do tratado de Washington em 4 de abril de 1949″, adianta a organização em comunicado

“Em segundo lugar, a organização teve grande relevância na evolução política e militar do nosso país. Em terceiro lugar, ao longo da sua história, a NATO tem contribuído de forma significativa para a manutenção da segurança e da paz no espaço euro-atlântico, atravessando diversos períodos de maior tensão, que foram sendo intercalados com outros de distensão. Com esta mesma finalidade, na atual conjuntura de segurança, a OTAN tem-se desenvolvido e adotado medidas para responder aos novos desafios e ameaças, continuando a ser o cerne da segurança e defesa dos seus estados membros”, descreve ainda organização do evento.

O seminário comemorativo do 70.º aniversário da NATO – resultado de uma parceria entre o Instituto Universitário Militar e a FEUC – contará com a presença de oradores destacados, como o General Pinto Ramalho, o Major-General Reis Mateus, o Brigadeiro-General Matos Alves, o Comodoro Nobre de Sousa e as professoras Isabel Camisão e Raquel Freire.