CentroTV

Filme promocional e colóquios sobre o Mosteiro do Lorvão

Vai ser apresentado esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, a partir das 21H00, o filme promocional do Mosteiro do Lorvão, concelho de Penacova, produzido pela BKN | CentroTV.

O Mosteiro de Lorvão custodia, há mais de sete séculos, das preciosas relíquias dos corpos das Santas Rainhas Teresa e Sancha de Portugal, mulheres à frente do seu tempo, as Santas Rainhas sintetizam, em poliédricas dimensões, o génio feminino.

E, foi nelas que se buscou a fonte de inspiração para um conjunto de cinco serões, em que o Mosteiro de Lorvão, nos convoca para que, nas últimas sextas-feiras de cada mês, de janeiro a maio, se reflita, no pressuposto mais profundo de, como recentemente recordou o Papa Francisco, “a Igreja é uma mulher, não é ‘o’ Igreja, é a esposa de Jesus Cristo. […] Não existe Igreja sem esta dimensão feminina, porque ela mesma é feminina”.

Neste horizonte se inscreve a constelação de reflexões que nestas noites brilharão no mosteiro lorvanense e, no desejo de delinear mais expressivamente o rosto feminino da Igreja, a Paróquia de Lorvão, com o patrocínio oficial do Município de Penacova e com o apoio de diversas entidades culturais locais e diocesanas, convidou cinco mulheres que aportarão o seu testemunho pessoal nas mais variadas dimensões: familiar, profissional, política, social, artística e, claro, religiosa.

Como relata a hagiografia de Teresa de Portugal, o equilíbrio exigente entre a vida profissional, a vida familiar, a participação social e política é tarefa própria para os heróis das virtudes. Na centúria de 1200 e nos nossos dias. Este e outros temas serão abordados nestas noites.

O evento “Serões no Mosteiro de Lorvão no feminino” terá início já no próximo dia 27 de janeiro, pelas 21H00, com o tema “A Mulher na Família”, a que se seguirá a apresentação oficial do filme promocional do Mosteiro de Lorvão e um momento musical pelo Coro Essence Voices.


Faça AQUI o download do Programa


27 de janeiro de 2017 – 21h00 | “A Mulher na Família”

Convidada: Margarida Miranda
Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Apresentação oficial do filme promocional do Mosteiro de Lorvão, com apresentação de Paulo Lencastre Leitão

Momento musical: Coro Essence Voices

 

24 de fevereiro de 2017 – 21h00 | “A Mulher na Política e no Trabalho”

Convidada: Zita Seabra
Ex-deputada, empresária editorial

Momento musical: João Henriques (órgão) e instrumentos de sopro (Filarmónica Boa Vontade Lorvanense)

 

31 de março de 2017 – 21h00 | “A Mulher na Sociedade”

Convidada: Isabel Jonet
Presidente do Banco Alimentar contra a Fome

Momento musical: João Henriques (órgão)

 

28 de abril de 2017 – 21h15 | “A Mulher na Igreja”

Convidada: Inês Vasconcelos
Assistente na Capelania Hospital do CHUC

Momento musical: Escola Diocesana de Música Sacra

 

26 de maio de 2017 – 21h15 | “A Mulher na Cultura”

Convidada: Teresa Salgueiro
Cantora

Momento musical: Escola de Música de São Teotónio