CentroTV

Fim-de-semana dedicado à vaca-loura na região de Aveiro

Este ano será celebrado a nível europeu, pela segunda vez, o fim-de-semana da vaca-loura entre os dias 3 e 5 de julho.

Esta iniciativa tem como objetivo “alertar a população para as ameaças que esta espécie enfrenta e incentivar toda a gente a ajudar a conservar esta espécie nas suas localidades”, adiantam os organizadores.

A vaca-loura (Lucanus cervus) é o maior escaravelho que existe em Portugal, e um dos maiores da Europa, encontrando-se protegido por leis comunitárias, uma vez que se encontra em declínio em toda a no continente Europeu.

Durante este fim-de-semana serão promovidas diversas atividades nos países onde a espécie habita. As atividades replicarão os percursos de monitorização, onde, em 500 metros de comprimento percorridos durante 30 minutos, os cidadãos deverão contar quantos exemplares de vaca-loura foram avistados. Sendo esta uma boa oportunidade para conhecer a vaca-loura, os seus hábitos e como poderão ter um papel ativo na sua conservação.

Desde 2016 que os esforços voluntários para melhorar o conhecimento e o estado de conservação desta espécie têm crescido, tanto em Portugal, com o surgimento do Projeto VACALOURA.pt – Rede Portuguesa de Monitorização da vaca-loura como a nível europeu com a criação da Rede Europeia de Monitorização da vaca-loura.

Este projeto, coordenado em Portugal pela Associação Bioliving em parceria com a Sociedade Portuguesa de Entomologia, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem promovido, numa estratégia multidisciplinar, a conservação desta espécie no nosso país, utilizando-a como um chamariz para a conservação de habitats e processos naturais por vezes negligenciados na gestão dos espaços florestais e do património arbóreo, como por exemplo a madeira morta e a sua natural decomposição.

Vacaloura.pt conta, acima de tudo, com esforços voluntários de cidadãs cientistas para compilar dados sobre esta espécie, tem implementado diversas metodologias e plataformas que facilitem este processo.