CentroTV

Finais do Campeonato Nacional de Regatas em Linha decorrem hoje no Centro de Alto Rendimento de Montemor

Velocidade é a palavra-chave para o próximo fim de semana da canoagem portuguesa, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho a ser palco das “acelerações” do Campeonato Nacional de Regatas em Linha. Seniores, juniores, veteranos e paracanoagem são as categorias que disputam, entre sábado e domingo, 8 e 9 de agosto, os títulos nacionais desta disciplina da canoagem.

“Com cerca de seis centenas de intervenientes envolvidos, entre atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, o Campeonato Nacional de Regatas em Linha tem tudo para constituir mais uma excelente jornada de divulgação da modalidade, com a família da canoagem portuguesa a reunir-se para decidir a atribuição dos títulos nacionais de velocidade, que, este ano, apenas serão disputados em embarcações individuais em virtude das limitações impostas pela Direção-Geral da Saúde”, adianta a organização.

Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista, David Varela, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Francisca Laia, atletas que integram o Projeto Olímpico, vão marcar presença na pista de Montemor-o-Velho, a exemplo do paracanoísta Norberto Mourão, incluído no Projeto Paralímpico, que, em 2021, vai defender as cores de Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Ao longo de dois dias, o calendário do Campeonato Nacional de Regatas em Linha integra a disputa de 183 regatas, disputadas entre as 9h00 de sábado e as 16h56 de domingo. A competição conta com a participação de 48 clubes, oriundos de Norte a Sul de Portugal e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, facto que constitui mais uma prova de que a canoagem portuguesa está implantada por todo o território nacional. Números que impressionam e demonstram que a luta pelos títulos nacionais vai ser disputada até aos centímetros finais.

Organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, o Campeonato Nacional de Regatas em Linha 2020 conta com canoístas dos seguintes emblemas nacionais: Clube Fluvial Vilacondense, Clube Náutico de Crestuma, Clube Náutico de Prado, Vila do Conde Kayak Clube, Clube Fluvial Odemirense, Centro Treino Mar, Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, Alhandra Sporting Club, Sporting Clube de Aveiro, Clube Náutico Barquinhense, Clube Náutico de Mértola, Ginásio Clube de Alpendorada, Grupo Desportivo e Cultural da Nabância, Centro de Recreio Popular de Arnelas, Clube Náutico de Fão, Grupo Desportivo de Alcoutim e Clube Fluvial de Coimbra.