CentroTV

Final da Taça de Portugal vai ser em Coimbra

O Estádio Cidade de Coimbra vai receber, pelo segundo ano consecutivo, a final da Taça de Portugal. Benfica e Braga defrontam-se a 23 de maio no estádio habitualmente utilizado pela Académica.

A Federação Portuguesa de Futebol fez o anúncio, no site oficial, sem explicar as razões por que o jogo não se realiza no Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras, que é destino tradicional dos finalistas da Taça.

Ainda não está definido se o jogo terá público nas bancadas. Dependerá da evolução da pandemia, mas o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, espera que “possa haver alguma abertura a público por essa altura”.

Também em declarações publicadas no site da Federação, Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, também manifesta desejo de que possa ser um espetáculo com público, mas remete a decisão para as autoridades competentes: “Não temos poderes para determinar isso, sendo preponderantes as recomendações da Direção-Geral da Saúde que devemos sempre respeitar”.

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, mostra-se grato pela escolha da FPF. “Quero em meu nome e da AF Coimbra e em conjunto com a Câmara Municipal e a Académica OAF congratular-me pelo facto de a FPF nos ter escolhido para a realização das finais da Taça de Portugal e do Campeonato de Portugal”, refere.

Sobre as finais da Taça de Portugal, o líder associativo sublinha a “enorme honra poder receber a festa do futebol português, aquela que atrai multidões e que faz com que este evento desportivo se transforme numa festa nacional”. Reportando-se à decisão que já conhece finalistas, o dirigente refere que Coimbra “irá certamente desfrutar com o SL Benfica e o SC Braga de uma sã e alegre convivência desportiva”.

Também Horácio Antunes espera que “já possa haver alguma abertura a público por essa altura” ao mesmo tempo que observa que “ficando Coimbra geograficamente no meio do País, é um ótimo local para receber os visitantes que disputarão as finais das três competições”.

Pedro Roxo, presidente da Associação Académica de Coimbra/OAF, destaca: “sentimo-nos honrados de ter novamente a final da Taça de Portugal no nosso estádio. A opção por Coimbra demonstra a nossa capacidade de nos associarmos aos grandes eventos e a excelência das nossas instalações. É um orgulho receber a prova rainha no nosso estádio e estou certo que toda a cidade se unirá em torno desta organização”.

O Estádio Cidade de Coimbra vai receber, ainda, a final da Taça de Portugal do futebol feminino, a 30 de maio, e a final do Campeonato de Portugal, que determina o campeão do escalão, a 12 de junho.