CentroTV

Fique a saber onde vai nevar na região Centro entre amanhã e sábado

A descida das temperaturas nas próximas horas vai trazer neve a cotas relativamente baixas, onde vai nevar e em que quantidade é a questão a que vou tentar responder.

“É certo que pode nevar entre Sexta-feira e Domingo em todas as localidades que se situem acima dos 800 metros de altitude”, adianta hoje o meteorologista Vítor Baía, especialista em previsão de tempo para os maiores montanhistas mundiais.

A quantidade global será “pouca mas terá mais significado numas regiões do que noutras. Como se trata de uma situação de pós frontal frio com muito vento de Noroeste, a primeira linha de montanhas mais perto do mar será a que tem maior quantidade de precipitação”.

Pode nevar em todo o Norte e Centro mas a maior quantidade será no Minho e nos distritos de Vila Real e Viseu.

O distrito de Viseu terá “bastante neve, particularmente nas zonas envolventes da Serra de Montemuro e na Serra do Caramulo”, assegura.

O Montemuro terá um “nevão interessante na Sexta-feira e pode haver problemas de circulação na estrada de Cinfães para Castro D’ Aire”.

Tal como no Norte a acumulação da neve pode “acontecer acima dos 800 metros, sendo apenas escassos centímetros abaixo dos 1000 metros, pois é acima dessa cota que a neve se conserva melhor”.

Na cidade de Viseu pode chegar a “nevar ao fim da tarde de sexta-feira e na madrugada de Sábado. Vai ser pouca quantidade, talvez granizo misturado com a chuva e terá dificuldades em pegar. Uma amostra que já não seria nada mau”.

O distrito de Coimbra tem a Serra da Lousã e a Serra do Açor que também vão receber bastante neve na sexta-feira e no sábado, em cotas acima dos 700 a 800 metros.

No distrito de Castelo Branco pode nevar na Gardunha e nas zonas altas da Covilhã. “O vento de Noroeste não favorece a queda de neve a Leste da Serra da Estrela devido ao efeito Foehn”, explixa.

A neve na região da Cova da Beira pode “aparecer mas deve ser apenas uma amostra”.

A Guarda, como cidade mais alta é “favorecida nestes dias em que a altitude conta muito para nevar ou não”, realça.

“É certo que vai nevar logo a partir da manhã de sexta-feira, através de aguaceiros intermitentes. Nas zonas mais altas da cidade a neve vai pegar com alguma facilidade mas a quantidade não será suficiente para criar grandes problemas com o trânsito”, revela.

Nos momentos em que os aguaceiros mais fortes tenham granizo pode “criar algumas dificuldades temporárias que se devem resolver com alguma paciência”.

Ao anoitecer na sexta-feira e na madrugada de sábado há mais frio e já se pode formar gelo. “Se chegar a nevar durante a noite vai pegar com muita facilidade”, conclui.