CentroTV

Fogos na Grécia fazem mais de 80 mortos

Os fogos que lavram na Grécia, alguns perto da capital, Atenas, provocaram, mais de 80 mortos e fizeram 156 feridos, alguns em estado crítico, segundo o mais recente balanço das autoridades.

O número de mortos aumentou depois da Cruz Vermelha ter encontrado 26 corpos num “resort”, na cidade de Mati. Antes disso, a guarda costeira grega tinha recuperado quatro corpos no mar, a uma curta distância dos incêndios.

Dos 156 feridos até agora identificados, 11 estão em estado crítico. Teme-se que o número de mortes venha a aumentar, já que as autoridades continuam a receber chamadas a alertar para o desaparecimento de pessoas.

Entre os feridos estão pelo menos 16 crianças. Acredita-se que uma das vítimas mais jovens era um bebê de seis meses, que morreu de inalação de fumo.

“Temos uma catástrofe na parte oriental de Atenas. Uma cidade chamada Mati, simplesmente, desapareceu do mapa. Já não existe”, conta Nikolau Hidiriglou, jornalista grego, em declarações à Renascença.

Na manhã desta terça-feira, algumas partes de Mati ainda ardiam. O quadro trágico mostra carros incendiados, estacionados perto de condomínios fechados totalmente destruídos.

“Tivemos um problema muito grave num restaurante que estava cheio e ficou cercado pelas chamas. As pessoas saltaram para a água para se salvar. Estas pessoas só saíram de lá com a ajuda da Marinha e da guarda costeira”, acrescenta o jornalista grego.

Os incêndios devastaram casas, destruíram viaturas e obrigaram a diversas evacuações, com as autoridades a declararem o estado de emergência e a pedirem ajuda europeia.

Um dos incêndios, a cerca de 50 quilómetros de Atenas, obrigou à evacuação de três localidades, reduzindo a cinzas dezenas de casas e causando o encerramento ao tráfego durante dezassete quilómetros da autoestrada de Olímpia, que liga a capital a Peloponeso.

Cercadas pelas chamas, foram centenas as pessoas que fugiram para a praia. No total, a guarda costeira e outras embarcações resgataram 696 presas na praia.

Autoridades resgataram 19 pessoas que tentaram escapar de barco às chamas. De acordo com a BBC, um grupo de dez turistas que fugiu das chamas de barco está desaparecido.

Fonte: RR