CentroTV

Forno Comunitário dá nova vida a Travanca de Lagos

O Forno do Senhor, o conhecido forno comunitário datado do ano de 1853, da freguesia de Travanca de Lagos, em Oliveira do Hospital, ganhou nova vida depois de décadas sem funcionar devido ao estado avançado de degradação.

O espaço requalificado pela Fábrica da Igreja, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, foi inaugurado no dia 3 de abril, numa festa que envolveu a comunidade e que devolveu às ruas a população da aldeia, adianta autarquia em nota.

A iniciativa contou com as presenças do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, do vice-presidente do município, Nuno Oliveira, do presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, do presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, Nuno Santos, e do pároco António Loureiro.

José Francisco Rolo assinalou o momento como sendo marcante para “um regresso aos antigos sabores e aos antigos saberes” da região.
“Recuperar-se o Forno do Senhor, que toda a comunidade usava, está a recuperar-se um elementos da arquitetura tradicional e que é, simultaneamente, um espaço dos antigos saberes. É um espaço de aprendizagem, de dinamização da vida nas aldeias, de soma, de juntar pessoas. Temos aqui uma oportunidade de voltar a trabalhar as tradições, de amassar e cozer o pão por via tradicional. Isto remete-nos para outros tempos, numa freguesia que tem um interessante movimento associativo, e de características etnográficas, etnológicas”, salientou.

Segundo o autarca, o Forno do Senhor é “um espaço de futuro”, na medida em que projeta a memória coletiva da população para o futuro e permite novas oportunidades para o concelho, como a integração em rotas de oferta turísticas.

“Um grupo de visitantes pode vir aqui tocar os cereais, amassar e cozer o pão e depois degustar. Um misto de turismo participado a fazer as atividades e que faz parte do futuro. É o chamado turismo de imersão, em que quem visita participa ativamente nas atividades”, esclareceu.

Para o presidente da freguesia de Travanca de Lagos, Nuno Santos, a requalificação daquele espaço comunitário mais de quarenta anos depois da última utilização “devolve a motivação às gentes da terra quando planeiam regressar ao fim de semana”, com notória satisfação pela adesão da população à iniciativa, que ao início da manhã já preparava os primeiros pães.

“É bom juntar as pessoas, especialmente as pessoas de idade, que trazem antigas recordações e emoções”, sublinhou.

O pároco António Loureiro congratulou-se por “devolver” aos fregueses o forno comunitário “desejado há muito tempo”, numa festa que integrou também a presença dos membros do COT J’Olitá, a propósito da Jornada Mundial da Juventude.