CentroTV

Fotos em 360 graus no CISE

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela tem patente, até ao dia 7 de abril, a exposição fotográfica “À Volta de Seia”, um projeto de Filipe Patrocínio que assenta numa técnica alternativa da captura de diversas paisagens, de forma a criar uma única fotografia panorâmica de 360°, apresentando uma visão tanto agradável e cativante como invulgar.

“O projeto foi criado para valorizar uma cidade do interior do país que, infelizmente, não tem a visibilidade que deveria ter no panorama português. Sendo assim, este projeto inovador pretende prender a atenção dum público que nunca viu esta cidade numa perspetiva angular única de 360º, em torno dos seus lugares mais emblemáticos e históricos, abrindo perspetivas de interesse para um conhecimento virtual e real desta”, adianta a organização em comunicado.

Cada obra fotográfica exposta contém a vertente multimédia, no sentido em que cada uma delas possui legendado um Código QR, que, quando lido por um Smartphone com acesso à internet, permite ao visitante, através de uma realidade aumentada, aceder aos respetivos locais em 3D, sem sair da exposição e usufruindo, assim, de uma diferente interpretação das fotografias.

Caso se pretenda conhecer o local em causa, será possível também solicitar o trajeto até ao mesmo por GPS, facilitando assim o acesso aos locais lendários da cidade de Seia de uma forma rápida, cómoda e interativa. Desses locais 3D, curiosamente seis deles foram carregados para o Google Maps através do Google Car e os restantes dezasseis pelo autor Filipe Patrocínio.