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Franceses ficam com Metro Porto e STCP na mão de espanhóis

O Ministério da Economia já escolheu os vencedores do concurso para a subconcessão do Metro Porto e STCP.

De entre as sete propostas feitas pelas duas empresas, o governo considerou a da francesa Transdev como a mais vantajosa pela Metro e a da espanhola Alsa foi escolhida no processo dos STCP, tendo o preço como único critério de escolha.

A decisão foi anunciada numa conferência de imprensa conjunta do Ministro da Economia António Pires de Lima e do Secretário de Estado dos Transportes. De acordo com Sérgio Monteiro, a poupança nos próximos dez anos deverá chegar aos 120 milhões de euros.

O Secretário de Estado aproveitou ainda para descansar os clientes, garantindo que “os bilhetes não vão ter um aumento extraordinário”. “Vão aumentar todos os anos apenas a acompanhar a inflação”, disse Sérgio Monteiro aos jornalistas.

O governo revelou também que a subconcessão aos dois grupos estrangeiros é mais favorável ao Estado do que a proposta dos catalães da TCC aceite no verão do ano passado.

O acordo agora alcançado vai permitir poupar mais 18 milhões de euros do que teria sido possível em 2014.