A Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional anunciou que vai avançar com a criação de um hotel de cinco estrelas na Quinta de São José, na Lousã, considerando que este será o destino mais adequado para o espaço.
Em comunicado, o presidente da Fundação, Jaime Ramos, explica que a decisão foi tomada após um período de reflexão e de auscultação de diferentes pessoas sobre a utilização a dar à Quinta de São José. Na sequência desse processo, e depois de ouvir o mercado, foi adjudicada a elaboração do projeto à arquiteta Ana Brazão, da empresa lousanense Less Is Green.
Segundo a Fundação, a criação de uma unidade hoteleira de cinco estrelas contribuirá para reforçar o prestígio e a notoriedade da Lousã, promovendo simultaneamente a criação de emprego e o fortalecimento da economia local.
A ADFP recorda que, embora tenha como principais áreas de atuação a assistência social, a saúde, a educação e a formação profissional de pessoas com deficiência, tem vindo igualmente a apostar em áreas como o turismo, a agricultura e a habitação, como forma de diversificar a sua atividade e garantir a sustentabilidade da instituição.
Entre os projetos turísticos desenvolvidos pela Fundação destacam-se o Trivium, que integra o Parque Biológico da Serra da Lousã, o Ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista. Na área da hotelaria, a instituição é responsável pelo Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, e pelo Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova. Na restauração, destaca-se o Museu da Chanfana, dedicado à promoção da gastronomia regional.
De acordo com Jaime Ramos, todos estes investimentos fazem parte de uma estratégia de “turismo com propósito”, conciliando o desenvolvimento económico com a missão social da Fundação. O futuro hotel de cinco estrelas na Lousã enquadra-se nesta visão, estando a instituição também a estudar novos projetos de turismo rural no concelho de Miranda do Corvo.







































































