CentroTV

Fundão assinala Dia da Europa

O Fundão irá assinalar, no dia 9 de maio, segunda-feira, o Dia da Europa, com o içar da Bandeira da Europa, às 10h00, na Praça do Município, ao som do Hino da Europa pelo músico João Roxo.

Será ainda realizado um “Quiz sobre a Europa na Rádio Cova da Beira, entre as 10h00 e as 11h00, em que os ouvintes podem participar através do contacto telefónico 275 753 800”, refere a autarquia em nota.

No Dia da Europa, que se comemora todos os anos no dia 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”.

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Defendia, assim, a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com esta proposta de Schuman.