Foi furtada uma estátua de São Paulo, um “ex-libris” da povoação do Goulinho, freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.
A estátua em pedra do padroeiro da localidade estava instalada num nicho de pedra, com gradeamento, junto a uma fonte e foi furtada na madrugada de hoje.
“É uma peça com vários séculos, provavelmente datará do tempo da construção da capela, seguramente meados do século XVIII, e terá sido, durante muito tempo, a única imagem aí existente. Foi substituída pela actual, talvez durante o século XIX , há cerca de 80 anos, quando se procediam a obras no interior da capela, esta estátua foi encontrada soterrada, por Manuel Lourenço Fernandes. Doravante esteve na sacristia e, mais recentemente, junto à fonte.”, adianta a professora Célia Lourenço, natural do Goulinho, que divulgou este caso de furto.
A concluir a docente de história da Secundária de Oliveira do Hospital frisa que “todos lamentamos esta perda, mas também é o tempo para nos interrogarmos se estamos a zelar convenientemente pelo nosso património”.