CentroTV

Gala de Abertura do Mercado de Natal de Coimbra com dois coros

Numa organização conjunta do INATEL, Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, União das Freguesias de Coimbra e da Paroquia de São José, acontece esta sexta-feira, pelas 21h00, na Igreja de São José, a Gala de abertura do Mercado de Natal de Coimbra.

Segundo Bruno Paixão, director do INATEL Coimbra vamos assistir a “uma iniciativa emblemática que vai contar com dois coros de grande valor cultural e artístico como são o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC e Coro Mozart, que vem de Viseu para se apresentar em Coimbra. Para nós, no INATEL, é motivo de orgulho que esta iniciativa seja a Gala de Abertura do Mercado de Natal de Coimbra e que possamos contribuir para a promoção e valorização cultural da cidade nesta época especial”.

Já Francisco Andrade, presidente da Freguesia de Santo António dos Olivais, destaca a “música de excelência com será servida a todos que marquem presença e que poderão deleitar-se com um concerto único num local soberbo para o efeito”.

João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra, realça a importância das sinergias. “A dinamização cultural para a cidade torna-se mais fácil quando as entidades conversam, criam sinergias e, com o empenho de todos, com pouco conseguimos fazer muito. Este espectáculo é disso exemplo. Estamos disponíveis para, com outros agentes, levarmos aos nossos cidadões iniciativas relevantes e que façam a diferença. Agradeço ao INATEL o papel que têm tido”, refere.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra é constituído por antigos estudantes da UC. Apresentou-se, pela primeira vez, em dezembro de 1980 e depois disso já leva centenas de concertos realizados por todo o mundo. Tem a direcção Artística do Maestro Rui Paulo Simões.

O Coro Mozart nasceu em Viseu em 2015 e conta actualmente com 70 coralistas. Interpreta todo o seu repertório a 4 ou mais vozes. Já com mais de 650 concertos e 2 DVD lançados o Coro Mozart é já hoje incontornável como um dos coros de excelência nacionais. Tem a Direcção Artística de Dionísio Vila Maior.

O Concerto inicia-se às 21H00, na Igreja de São José com entrada livre. Após o concerto será feita uma visita ao Mercado de Natal de Coimbra.