CentroTV

GNR apanha homem com seis javalis em cativeiro ilegal

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 19 de abril, identificou um homem de 64 anos por posse ilegal de espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Leiria.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA detetaram sete exemplares de caça maior, nomeadamente sete javalis “Sus scrofa” num terreno vedado, anuncia hoje a GNR em nota.

No decorrer das diligências policiais foi possível identificar o proprietário do terreno e detentor dos espécimes, apurando-se que este não tinha alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

“Foi elaborado um auto de contraordenação por posse ilegal de espécies cinegéticas em cativeiro sem a devida licença, cuja infração é punível com uma coima que pode atingir os 6 793 euros”, sublinha a GNR.

A GNR relembra que a “reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro só é permitida se for autorizada para fins de repovoamento, utilização em campos de treino, produção de reprodutores, consumo alimentar, produção de peles ou fins científicos, didáticos, recreativos e de coleção”.