CentroTV

GNR apreende 140 mil cigarros na A1

A Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Coimbra deteve um homem e uma mulher de 60 e 64 anos e apreendeu 140.000 cigarros que se encontravam em circulação sem cumprimento das formalidades legais, em Coimbra.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, com o objetivo de detetar e reprimir ilícitos criminais e contraordenacionais de âmbito tributário, na entrada da Autoestrada n.º 1, foi detetada uma viatura a transportar um conjunto de 14 caixas de cartão contendo volumes de tabaco, perfazendo um total de 140 000 cigarros, sem qualquer documento aduaneiro de acompanhamento ou estampilha legal, revela a GNR em nota.

O tabaco apreendido tinha como destino a i”ntrodução irregular no consumo, lesando o Estado Português em 25 400 euros. Da fiscalização resultou a apreensão da mercadoria transportada, do veículo utilizado, de quatro telemóveis e de 1 400 euros em numerário, sendo que o valor presumível do tabaco apreendido é de 45.000 euros”.

Os dois suspeitos foram detidos por introdução fraudulenta no consumo e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Coimbra.