CentroTV

GNR com 1.200 agentes a controlar acessos a Fátima

A GNR já está a controlar os acessos a Fátima para assegurar que os peregrinos não entram no recinto de oração. Isto, porque este ano, por causa da pandemia de Covid-19, as celebrações de 12 e 13 de Maio vão decorrer sem a presença de fiéis.

“O nosso objetivo primeiro é criar esse anel que nos permita controlar nomeadamente todas as viaturas que acedam à cidade de Fátima, para que as possamos controlar e ter uma ideia sobre a razão da deslocação”, começa por explicar o coronel Vítor Rodrigues.

“Se a razão foi efetivamente a ida ao santuário, naturalmente que vamos convencer as pessoas e demovê-las a fazê-lo, até porque todos os parques de estacionamento estão fechados, inclusivamente o próprio santuário está fechado”, sublinha.

Em declarações à Renascença, este responsável pelas operações da GNR diz que, para já, a missão é de sensibilização. Mas a operação conta com um dispositivo alargado, com mais de 1.200 guardas por todo o país.

“É um dispositivo que, obviamente, não está só destinado a esta missão e a esta operação, mas tem outras funções”, adianta, dizendo que os militares têm como missão controlar a circulação.