CentroTV

GNR identifica mulher por abandono e maus-tratos a animais de companhia

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Águeda, no dia 3 de março, identificou uma mulher de 35 anos por abandono e maus-tratos a animais de companhia na localidade de Óis da Ribeira, no concelho de Águeda.

“Na sequência de uma denúncia a dar conta do abandono de animais de companhia numa moradia, os elementos do NPA deslocaram-se ao local e verificaram que no interior da residência se encontrava um cão com sinais claros de subnutrição”, revela a GNR em comunicado.

“A suspeita foi constituída arguida, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Águeda”, adianta a GNR de Aveiro.

O cão foi resgatado e transportado para o canil municipal para monitorização e recuperação do seu estado de saúde.

A ação contou com a colaboração dos militares do Posto Territorial de Águeda e dos serviços veterinários da Câmara Municipal de Águeda.

A Guarda Nacional Republicana recorda que a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.