CentroTV

GNR pede aos peregrinos para não se dirigirem a Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) pede aos peregrinos que abram uma exceção na tradição e não viagem para Fátima, face às restrições impostas no âmbito da pandemia do novo coronavírus.
 
Em mês de celebrações marianas, o diretor de operações da GNR Vítor Rodrigues lembrou, esta sexta-feira, que este ano “as regras são outras”.
“Importava aqui deixar uma mensagem muito clara a todos aqueles que pretendam, como normalmente acontece, cultural e religiosamente, iniciar as suas peregrinações, com o objetivo de chegar a Fátima no dia 13 de maio, para as celebrações maiores. Não o façam. Este ano, as regras são diferentes. Não ponham em causa, nem em risco, porque importa não cumprir essa tradição”, apelou, em conferência de imprensa.
 
A 6 de abril, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, anunciara que, pela primeira vez, as celebrações de 13 de maio, no Santuário de Fátima, seriam realizadas sem a presença de peregrinos.
 
Na conferência conjunta com a Polícia de Segurança Pública, a GNR deu, ainda, a conhecer a operação “Transição Segura”, que decorrerá entre o fim do estado de emergência e o início do estado de calamidade. Até segunda-feira, estão proibidas as deslocações entre concelhos, exceto por motivos de força maior. As forças de segurança posicionar-se-ão, de norte a sul, em ações de fiscalização do trânsito.