CentroTV

GNR recupera Bufo-real

O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Covilhã, no dia 21 de agosto, recuperou um bufo-real, Bubo bubo, espécie com estatuto de conservação “quase ameaçado”, no concelho de Belmonte.
“Numa ação de patrulhamento preventivo no âmbito da operação ‘Campo Seguro’, os militares da Guarda foram alertados por um popular que o animal se encontrava a deambular numa propriedade”, revela a GNR em comunicado.
De imediato, os militares da Guarda deslocaram-se para o local e recolheram a ave, um exemplar de bufo-real, que aparentava estar debilitada e incapacitada de voar.
O bufo-real foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
O estatuto de conservação do bufo-real em Portugal é de “quase ameaçado”, dado existirem menos de mil exemplares no País, com uma população reprodutora de cerca de 500 casais.
Têm como principais ameaças, a perseguição humana, através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados, a rarefação das populações de coelho-bravo e a degradação dos habitats de nidificação e de alimentação devido à construção de infraestruturas.