CentroTV

GNR resgata 14 migrantes na Grécia

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha de Samos na Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), resgataram, ontem, junto à fronteira Greco-Turca no mar Egeu, 14 pessoas, dos quais 10 homens e quatro mulheres.

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo noturno, na qual os militares detetaram no radar uma embarcação à deriva ainda a algumas milhas da costa. Após a interceção verificou-se que a referida embarcação com migrantes ficou sem combustível.

Os migrantes, provenientes dos Camarões, Costa do Marfim, Egipto, Eritreia, República Democrática do Congo e Síria, com as roupas molhadas e alguns perto de entrarem em hipotermia, afirmaram que estariam à deriva há várias horas.

Os migrantes foram resgatados para a embarcação portuguesa em segurança e transportados até às autoridades helénicas.

O principal objetivo desta operação FRONTEX é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.