CentroTV

Góis assinala 500 anos do Foral Manuelino

O Município de Góis assinala os 500 anos do Foral Manuelino dia 20 de maio pelas 15h na Casa da Cultura de Góis, com uma sessão solene antecedida pela apresentação de uma exposição comemorativa que irá dar a conhecer o concelho do século XVI, integrado no Reino de Portugal. N

o dia 20 de maio de 1516, D. Manuel I, rei da Dinastia de Aviz, de cognome

O Venturoso, outorga Carta de Foral a Góis, no contexto da reforma manuelina dos forais do reino. O foral, carta de foral ou carta de foro é um documento escrito, jurídico, outorgado pelo senhor da terra ou pelo rei. Do seu conteúdo constam as relações económicas e sociais entre os habitantes e o outorgante.

O Foral Manuelino de Góis é documento a assinalar, porquanto se enquadra num período de grande crescimento do território.

No dia seguinte, pelas 21h30, no auditório da Casa da Cultura tem lugar a apresentação do livro o “EU desconhecido”, da autoria de Carlos Carranca, com edição de Miguel Babo da Talentilicious Associação, da Figueira da Foz, a cargo de Ana Maria Ramalheira da Universidade de Aveiro e de Carlos Alberto Poiares, vice-presidente da Universidade Lusófona.

Segue-se Conversas com Versos – Poesia e Canto, uma animação cultural por Carlos Carranca, Vítor Sarmento da Associação José Afonso, acompanhados pelo pianista João Balula Cid.