CentroTV

Governo aceita demissão de Alberto da Ponte da RTP

É oficial. O Conselho Geral Independente acaba de propor ao acionista Estado que destitua o presidente do Conselho de Administração da RTP. Gabinete de Poiares Maduro já confirmou ao DN.

A notícia surge, tal como o DN avançou hoje sua edição em papel, na sequência da “perda de confiança” do Conselho Geral Independente no gestor, nomeado para a empresa pública de televisão em setembro de 2012 pelo então ministro da tutela Miguel Relvas.

Fonte do gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, confirmou ao nosso jornal a receção formal do pedido de convocatória da assembleia geral para destituição da equipa de gestão liderada por Alberto da Ponte.

Contactado esta tarde pelo DN, Alberto da Ponte fez saber pela sua secretária que estava em reunião nas instalações da empresa “a trabalhar normalmente em assuntos da RTP”.

Na segunda-feira, o Conselho Geral Independente, um órgão nomeado pelo ministro Poiares Maduro e constituído por seis personalidades da vida civil e académica, rejeitou, pela segunda vez, o Projeto Estratégico apresentado pela administração para o ano de 2015.

Na mesma circunstância, os conselheiros manifestaram reservas quanto à aquisição por parte da televisão pública dos direitos da Liga dos Campeões, alegando quebra de lealdade institucional por, alegadamente, não lhes ter sido comunicada a intenção.

Na resposta, os diretores de antena (informação e programas) da rádio e televisão públicas enviaram à Entidade Reguladora para a Comunicação Social uma carta em que pedem esclarecimentos sobre o que consideram ser uma ingerência do CGI na gestão dos conteúdos editoriais.

O regulador, liderado por Carlos Magno, discute o tema esta quinta-feira.

Fonte: DN