A Infraestruturas de Portugal (IP) atrasou ou adiou 18 obras programadas no âmbito do programa Ferrovia 2020, apresentado em fevereiro de 2016, no valor de dois mil milhões de euros.
Na região Centro o plano prevê a renovação da linha entre Covilhã e Guarda, que deixou de funcionar em 2009. A intervenção deverá ficar concluída no 3.º trimestre de 2020, dois anos mais tarde do que previsto, revela o JN.
No início de 2023, vão ficar prontas as obras entre Pampilhosa e Mangualde. No trimestre seguinte, vão terminar as obras entre Mangualde e Guarda, com mais de três anos de atraso.
Ainda na Beira Alta, a IP espera concluir os trabalhos entre Guarda e Vilar Formoso no início de 2023, quatro anos depois do que era suposto.
As restantes obras atrasadas ficam no litoral. A eletrificação e modernização da Linha do Oeste no troço entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha só deverá arrancar no 3.º trimestre de 2020, quando deveria terminar.