CentroTV

Governo vai consignar 30 imóveis para turismo

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O projeto “Revive” é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos.

O Governo “encara o património material e imaterial como um componente muito relevante da identidade histórica, cultural e social do país, e como elemento rico e diferenciador para a atratividade das regiões e para o desenvolvimento do turismo, reconhecendo a responsabilidade coletiva de preservar, conservar e divulgar este património, garantir um acesso alargado à sua fruição e assegurar a sua transmissão às gerações futuras”.

Tendo em vista a recuperação e valorização deste património histórico, presente em todo o território nacional, e a sua  transformação num ativo económico do país, o Governo vai lançar 30 concursos públicos para o desenvolvimento de projetos turísticos em 30 imóveis do Estado sem utilização.

Na região Centro existem diversos imóveis, entre eles, o Mosteiro do Lorvão, no concelho de Penacova e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova em Coimbra.

Mosteiro do Lorvão

Segundo o Governo “promove-se, assim, a rentabilização e preservação do património com recurso ao investimento de privados, a respetiva fruição pública e a geração de postos de trabalho”.

Esta iniciativa contribui ainda para o “reforço de atratividade de destinos regionais e para a desconcentração da procura, promovendo o desenvolvimento turístico de várias regiões do país”.

As condições dos concursos “assegurarão a salvaguarda do património classificado e a adequação do tipo de exploração às necessidades de desenvolvimento de cada região”.

O Turismo de Portugal vai promover o lançamento de um instrumento financeiro específico no valor de 150 milhões de euros destinado a alavancar o investimento relativamente a todo o projeto.

Conheça aqui a lista dos 30 imóveis.