CentroTV

Há 90 anos que a tradição ainda é o que era nos Sapadores de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou hoje o tradicional presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), instalado no respetivo quartel, situado na Avenida Mendes Silva, mantendo uma tradição iniciada há mais de 90 anos.

Os vereadores CMC, Rosa Reis Marques, Carlos Cidade e Jorge Alves, e o comandante da CBSC, Paulo Palrilha, entre outras personalidades, também participaram na inauguração.

Os alunos do 4º ano do 1º Jardim-Escola João de Deus tornaram o momento ainda mais especial, ao cantarem vários temas de Natal, sob a orientação do professor Luís Pedro Madeira. “É uma tradição que se realiza e que, de ano para ano, vai melhorando”, elogiou o presidente da CMC, destacando também a dedicação dos Sapadores, que “todos os anos introduz novas surpresas”.

Numa área anexa ao presépio, com cerca de 70 m2, onde se pode apreciar o mecanismo deste, está patente uma exposição dedicada aos incêndios florestais, com um cenário que representa as espécies existentes na nossa floresta, meios aplicados no combate aos incêndios florestais e painéis de sensibilização.

Esta representação do nascimento do “Menino Jesus” é visitada, anualmente, por milhares de pessoas. Entre o musgo, voltamos a encontrar as figuras móveis do moleiro, do ferreiro ou do serrador, noras e moinhos em movimento, percursos de água, figuras que se deslocam, a alternância entre dia e noite ou o vai e vem da porta levadiça do castelo.

Os mais novos conheceram o “presépio dos bombeiros” nas atuais instalações da CBSC, mas muitos apreciaram-no ainda na Avenida Sá da Bandeira. Em 2004, foi transposto para o atual Quartel dos Bombeiros Sapadores/Casa Municipal da Proteção Civil, na Avenida Mendes Silva, ao Vale das Flores.

No ano seguinte, construiu-se a estrutura estática do atual presépio, à qual foi associado um espaço de sensibilização da população sobre as várias componentes do trabalho exercido pela CBSC.

O presépio contém cerca de 150 figuras de barro pintado, com um terço destas a representar animais, numa área de 60 m2. No espaço exterior, podemos encontrar um estábulo com animais vivos e um carro de bombeiros antigo do espólio da Câmara Municipal de Coimbra.

Toda a dinâmica do presépio é movida por um motor principal e complementada por inúmeras luzes. Ao longo dos anos, foram sendo construídos vários engenhos, por iniciativa e entusiasmo dos bombeiros da CBSC. Entre eles, a abertura da porta do castelo, o lagar do azeite, a oficina do ferreiro, a serração, a cegonha ou picota, a fonte, o lago, a nora, os moinhos movidos a água e a vento, além da gruta onde nasceu o “Menino Jesus”.

Na construção do presépio tem sido dada prioridade à reciclagem, através da utilização de múltiplos materiais originalmente construídos com outros propósitos. Entre eles, a roda de um carro de mão, o volante e a bomba de água de uma máquina de lavar roupa, correntes de mota, carretos e pedaleiras de bicicleta, entre muitas outras peças. Na maior parte dos engenhos, apenas é feita a sua recuperação e manutenção. Alguns deles têm dezenas de anos e sobreviveram ao tempo de vida dos seus autores.

A realização do presépio tem a participação de todos os pelotões da CBSC, cabendo, a cada um, trabalho específico (iluminação, presépio, estábulo e exposição). Trata-se de um trabalho de equipa cuja execução demora mais de um mês. Poderá ser visitado até ao próximo dia 7 de janeiro, entre as 10h00 e as 20h00.