Decorreu hoje na Praia do Cabedelo, a cerimónia do Hastear da Bandeira Azul e Bandeira de Praia Acessível. Esta praia juntou-se ao grupo que, a partir deste ano, conta com 11 praias galardoadas com o símbolo da excelência das zonas balneares.
A cerimónia foi presidida pelo vereador Ricardo Silva que felicitou-se por hastear a Bandeira Azul na praia responsável pelo aumento do número de bandeiras azuis que o concelho tinha no passado.
Ricardo Silva destacou que o investimento do município para a época balnear ascende por volta de um milhão de euros. “Este ano, o valor da limpeza das praias ronda os 260 mil euros; mais 120 mil que nos anos anteriores. Há o reforço da limpeza desde as praias de Quiaios à praia da Leirosa. Há ainda o reforço do número de recipientes para a recolha dos resíduos sólidos”.
O vereador também informou aos presentes que as piscinas aquecidas nas praias devem estar concluídas até o dia 31 de julho. “Estava prevista a instalação de uma piscina entre a Ponte do Galante e a Rotunda do Pescador, para dinamizar esta praia que é pouco utilizada”. O vereador pontuou aos presentes que, perante as manifestações contrárias à remoção de parte do coberto vegetal – já que implicava para a instalação da piscina remover parte deste coberto – “foi decidido transferir a piscina para Buarcos e o senhor Presidente Pedro Santana Lopes anunciou a instalação de outra na praia da Figueira, em frente à de pista de atletismo. Assim ninguém fica prejudicado”, sublinhou.
Ainda sobre a época balnear, Ricardo Silva destacou que este ano a Figueira da Foz vai oferecer aos banhistas três circuitos de carros elétricos no areal urbano. No ano passado, o serviço de transfer foi assegurado por um veículo que ficou à disposição para transportar gratuitamente os banhistas pelo areal, encurtando distâncias. Este ano, além de dois carros na Praia da Claridade, haverá um serviço entre a Ponte do Galante e Buarcos.
O vereador salientou também que o município não tem medido esforços para a contratação de nadadores-salvadores. “A Figueira da Foz é um dos concelhos do país que tem mais nadadores-salvadores. Não é fácil, mas estamos a tratar do assunto e vamos resolver a breve trecho”. O problema da contratação de nadadores-salvadores para as praias e piscinas não é exclusivo da Figueira da Foz. O constrangimento no que diz respeito à contratação de profissionais qualificados para a época balnear tem sido uma crescente preocupação para as autoridades portuguesas em todo o país.
Presente à cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro – que para além de Cabedelo conta com mais duas praias galardoadas com a bandeira azul (Cova Gala e Cova Gala – Hospital) – manifestou-se muito orgulhoso com o hasteamento da terceira bandeira. “Estou muito feliz por ter mais uma bandeira azul na freguesia, especialmente na praia do Cabedelo, o que é algo excelente para São Pedro e todos os que cá visitam”.
A cerimónia de hasteamento contou com a presença de representantes de diversas entidades oficiais, nomeadamente as que prestam assistência às praias e aos veraneantes: Capitania do Porto, Administração do Porto, PSP, Proteção Civil e Nadadores-Salvadores, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Corpo de Bombeiros Voluntários e de Bombeiros Sapadores, da Assembleia e Executivo Municipais.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, a praias fluviais e costeiras, portos de recreio e marinas e a embarcações, que se candidatem ao galardão e que cumpram os 4 critérios avaliados: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.