CentroTV

Hastear de bandeiras nas Praias Fluviais de Arganil

As Praias Fluviais do concelho de Arganil, distinguidas com os diferentes galardões ambientais e de acessibilidade para a época balnear 2022, exibem desde a passada terca-feira, após uma cerimónia simbólica de hastear de bandeiras, os respetivos estandartes. Este ano e para além dos habituais galardões, todas elas vão exibir ainda a bandeira colorADD e integrar o seu respetivo sistema gráfico.

Neste périplo pelas praias agraciadas apenas ficou de fora a praia da Cascalheira em Secarias que já havia hasteado os seus galardões para 2022 em 13 de junho, data na qual iniciou a sua época balnear.

Presentes na cerimónia que percorreu as praias de Benfeita, Pomares, Piódão e Côja, estiveram o vereador do Ambiente, Luís Almeida; o presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), Alexandre Tavares; a representante do projeto ColorAdd, Clara Pinto e os respetivos Presidentes de Junta e União de Freguesias de cada uma destas praias.

Para além da já conhecida “Bandeira Azul” que atesta a qualidade superior da água e das infraestruturas de apoio e segurança, exibida nas Praias de Côja, Piódão e Cascalheira – Secarias; da bandeira “Qualidade de Ouro”, que distingue a qualidade da água balnear, agora exposta nas praias de Côja, Piódão e Cascalheira – Secarias e, do galardão “Praia Acessível” que reconhece as praias que reúnem condições de acessibilidade e usabilidade a pessoas com mobilidade condicionada, exibida em Pomares, Benfeita, Cascalheira – Secarias e Côja, todas elas exibem ainda, fruto de uma colaboração com a AdCL, a bandeira colorADD. Esta bandeira indica a utilização nessas praias, do sistema gráfico de identificação de cores para daltónicos, aplicado não só às bandeiras de praia como aos contentores de recolha seletiva de resíduos.

Naturalmente e nas palavras do Vereador do Ambiente, Luís Almeida, este galardão “veio tornar as praias ainda mais inclusivas”, o que significa que “caminhamos no sentido da sua valorização contínua”. Ainda no que respeita à inclusão e acessibilidade, as praias de Côja e Cascalheira-Secarias dispõem ainda, para esta época balnear, de uma cadeira anfíbia que possibilita o acesso à água a pessoas com mobilidade reduzida.

Em declarações, Luís Almeida não deixou de referir o orgulho da Câmara Municipal por, “pela primeira vez ter três praias fluviais com água Qualidade de Ouro, apenas atribuído a praias com excelência da qualidade das suas águas”. Três, é também o número de Bandeiras Azuis atribuídas a Arganil, o que foi também por si referido e que, coloca o concelho no lugar cimeiro do ranking de Municípios da Região Hidrográfica do Centro, com maior número de praias galardoadas.