CentroTV

HMB e Maninho nas Festas do Município de Penacova (com vídeos)

HMB, Maninho, Ruizinho de Penacova, Pta da Loucura, Remember, Mesa para Cinco e Rock n’ Riders são as principais atrações da Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova, que pela primeira vez irá decorrer, entre 14 e 17 de julho, no centro desta vila do distrito de Coimbra e que, para além de entradas livres, irá também oferecer, em 20 tasquinhas de associações locais, as melhoras iguarias regionais e, numa zona com 20 artesãos, o melhor do artesanato da região centro.

“Decidimos trazer as festas do Município para o centro da vila de Penacova porque queremos ajudar o comércio local, dar vida e visibilidade a esta zona, que precisa da nossa atenção. Felizmente, mais de 90% dos comerciantes já mostraram interesse em ter os seus estabelecimentos abertos no horário alargado das festas e, inclusive, em fazer promoções especiais para atrair clientes, o que demonstra a razão que nos assiste ao mudar o local do certame, trazendo-o para o coração da sede do município”, afirma o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra. Sobre o cartaz de animação, que irá repartir-se por três palcos e pelas ruas, o autarca salienta o facto de conter propostas para todos os gostos.

“Os espetáculos vão começar, nos quatro dias das festas, no ‘Palco Associações’, com a participação de ranchos, filarmónicas, grupos de dança/ginástica e outros valores artísticos do nosso concelho. Depois, os concertos passarão para o ‘Palco 1’, com concertos para diferentes públicos. Logo de seguida e até de madrugada, a animação ocorrerá no ‘Palco Dj’s’. Pelo meio, haverá animação itinerante”, explica Álvaro Coimbra.

“Pela primeira vez, vamos ter uma grande área só de artesanato, com uma oferta muito diversificada e muito interessante de produtos. E vamos também entregar as tasquinhas apenas às associações locais, que precisam muito de ser ajudadas e nós sabemos que as receitas conseguidas nestes quatro dias de festa serão francamente importantes para as coletividades fazerem face a uma série de despesas”, afirma o autarca.

Relativamente às tasquinhas, o presidente da Câmara salienta que “há apenas uma exceção, que é a entrega de um espaço a um grupo de refugiados ucranianos que irão explorar uma tasquinha, disponibilizando gastronomia daquele país da Europa de Leste, sendo que a totalidade dos lucros será usada em beneficio dos cidadãos que fugiram da Largo Alberto Leitão.

A Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato irá contar também cum um cartaz de eventos desportivos (trail, caminhadas, XCO, free trail) e com uma zona exclusivamente dedicada às crianças, no campo de ténis da vila de Penacova, com insufláveis e outros divertimentos. Programa de espetáculos

No dia 14 de julho, quinta-feira, a primeira banda a subir ao palco principal da Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova será, às 21h30, o grupo “Mesa para cinco”.

O espetáculo prosseguirá, às 22h30, com Ruizinho de Penacova, o popular acordeonista e cantor que só com os temas “Recebi um convite à casa de Joquina” e “O Vinho dá cabo das mulheres” alcançou mais de quatro milhões e meio de visualizações no YouTube.

A noite terminará, no Palco Dj’s, com MD Paulo Duarte. No dia 15, “Rock n’ Riders” abrirão, às 21h30, os concertos no palco principal, seguindose, às 22h45, “A Pta da Loucura”. Este “Musical comedy show” by Dj Rubim e Mc Quimbé é um espetáculo com muita diversão e loucura, onde Rubim (modelo) e Quimbé (ator), com toda a sua experiência de palco (projeto com dez anos de sucesso), transportam as multidões ao delírio. Dj Cédric encerrará a noite, que se irá prolongar até às 4 horas da madrugada. No dia 16, a banda Remember será a primeira a subir ao palco principal, às 21h30, para tocar os grandes êxitos dos anos 80 e 90.

Uma hora depois, será a vez de HMB, a melhor banda portuguesa de soul e rhythm and blues, que integrou o prestigiado e restrito cartaz da edição de 2022 do Rock in Rio Lisboa.

Depois, até às 4 horas da madrugada, a noite prosseguirá, no Palco Dj’s, com Nuka, o disc-jockey que mais público atrai em toda a região centro. No último dia das festas do município, a estrela da noite será Maninho, o cantor e guitarrista brasileiro que mais toca, nas últimas semanas, nas principais rádios nacionais.

O sucesso da sua carreira está a revelar-se tão grande e tão inesperadamente rápido que só um dos seus temas que mais roda na rádio, “Pode tentar”, já ultrapassou os 7,6 milhões de visualizações no YouTube.

O “Palco Associações” terá animação até às 22h.