CentroTV

Homenagem ao escritor Mário Braga na Lousã

Um grupo de cidadãos vai homenagear o escritor Mário Braga amanhã, sexta-feira, às 17 horas, na Serra da Lousã, numa sessão pública ao ar livre comemorativa do centenário do nascimento do autor neorrealista, falecido há cinco anos.

“A evocação vai decorrer na antiga eira do Talasnal, uma das “aldeias do xisto” do concelho da Lousã, cujos habitantes inspiraram o livro de contos “Serranos”, sua segunda obra literária, publicada quatro anos depois de “Nevoeiro” (1944)”, revelam os organizadores.

Romancista, contista e tradutor, Mário Augusto de Almeida Braga nasceu em Coimbra, em 1921, e morreu em Lisboa, em 2016, com 95 anos.

Na década de 1940, em Coimbra, foi editor da revista “Vértice”, tendo igualmente vivido e trabalhado na Lousã, onde ainda residem familiares seus.

Numa casa de xisto do Talasnal, que atualmente pertence a familiares de Mário Braga, será descerrada uma loisa com inscrições alusivas ao centenário do criador de “Serranos”.

A iniciativa inclui intervenções de José Ricardo Almeida, Ana Braga e outros familiares do homenageado, sendo apoiada pela empresa Montanhas de Amor, Associação São Lourenço, Cooperativa Arte-Via e jornal Trevim.

Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mário Braga foi professor durante alguns anos.

Foi também diretor-geral da secretaria de Estado da Comunicação Social e membro do Conselho Consultivo das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian.