CentroTV

“Horta de Deméter” faz balanço do seu primeiro ano na Quinta da Cruz em Viseu

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu acolhe amanhã, dia 27 de novembro, a iniciativa “Colheita de Deméter”, que celebra o trabalho desenvolvido ao longo de um ano, ao abrigo do projeto “Horta de Deméter”.

“Durante o dia, o programa de atividades, dirigido a toda a família e idades, desafia a participar de espetáculos de teatro e marionetas, workshops, idas à horta para acompanhar in loco o que por lá se tem feito e ainda a uma conversa, em jeito de síntese, sobre este projeto”, adianta a organização em comunicado.  

“Horta de Deméter” é um projeto de “inclusão social, que cruza as artes da terra, da natureza e as questões ambientais, com as artes performativas e visuais, fomentando assim um espaço de criação livre e alternativo entre crianças, jovens e artistas, criadores e horticultores”.

“É um dos 16 projetos vencedores, que acolheu o apoio do Programa PARTIS & Art for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “La Caixa”, lançado em 2020”, com o objetivo de apoiar “projetos inovadores que demonstrem o papel que as artes visuais, performativas ou audiovisuais podem desempenhar nos percursos de integração de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e na construção de comunidades mais coesas”.  

É desenvolvido pela NICHO – Associação Cultural, em parceria com o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, a Escola Superior Agrária de Viseu, o Lar Escola de Santo António, a Escola Secundária de Viriato, a ASSOL, entre outros.