CentroTV

Hospital CUF Viseu cria unidade dedicada ao doente com diabetes

sdr

O Hospital CUF Viseu criou a unidade de diabetes, com o objetivo de prestar uma resposta diferenciada à população, e ampliar a oferta existente na região.

A Diabetes Mellitus, uma doença crónica considerada uma epidemia global em ascensão, exige um acompanhamento regular por várias especialidades médicas por apresentar um risco acrescido de complicações a curto e longo prazo. Para dar resposta a todas as pessoas com diabetes e às suas necessidades específicas, o Hospital CUF Viseu criou a unidade de diabetes, coordenada por Joana Lemos, Especialista em Medicina Interna com Certificação em Diabetologia conferida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Joana Lemos explica que “a formação de uma equipa dedicada e diferenciada nos cuidados à pessoa com diabetes, para além de garantir a melhor prática técnica e científica, procura assegurar um acompanhamento holístico da gestão desta doença crónica que tem um grande impacto no quotidiano dos doentes”.

“Nesta unidade multidisciplinar o doente é avaliado e acompanhado por uma equipa dedicada, constituída por especialistas de Medicina Interna, Endocrinologia, Nutrição e Enfermagem, no sentido de promover um melhor controlo da doença e de evitar e/ou identificar precocemente possíveis complicações, atrasando a sua evolução e orientando o seu tratamento consoante cada caso em particular”.

Por ser uma doença frequentemente silenciosa, sem manifestar sintomas até uma fase tardia do seu percurso, “grande parte dos doentes apresenta complicações aquando do diagnóstico, acarretando um risco aumentado de morte prematura e menor qualidade de vida”, alerta a especialista, sendo “fundamental garantir um acompanhamento atempado por profissionais diferenciados”.

Joana Lemos acrescenta que “a capacitação da pessoa com diabetes e do seu cuidador para a gestão desta doença é um instrumento valioso e por isso, promovemos ensinos que contribuem para um melhor controlo da doença”.