CentroTV

Hotel S. Paulo em O. Hospital vai ser reabilitado

O Hotel S. Paulo, situado no centro de Oliveira do Hospital e referência na zona durante décadas vai ser integralmente reabilitado, fruto da iniciativa dos proprietários, após sua entrega pelo arrendatário.

O único hotel da cidade está encerrado desde o ano passado.

Com o objectivo de devolver à cidade um “estabelecimento emblemático e repor uma oferta hoteleira de qualidade, capaz de dignificar o concelho,foi apresentado à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no passado dia 12 de fevereiro, o projecto de reabilitação daquela unidade hoteleira, tão intimamente ligada com a história do concelho”, adiantam os proprietários em comunicado.

A reabilitação do Hotel S. Paulo “constitui um objectivo e anseio dos proprietários (Herdeiros de Joaquim e António Álvaro), que nunca desistiram deste propósito, muito incentivados pela Câmara Municipal, que, no quadro das suas competências, sempre disponibilizou todo o apoio à reabertura daquele estabelecimento”.

Da autoria da BD – Projectistas Associados e com a assinatura do Arquitecto J. Barata Duarte, com vasta experiência e especialização em projectos turístico/hoteleiros, a intervenção procurará manter as linhas gerais exteriores características de uma época, respeitando-se a traça original da edificação, apostando na sua reformulação, modernização interna e atualização tecnológica.

Uma das características mais interessantes da operação de reabilitação visa o reenquadramento urbanístico na envolvente, numa premeditada “abertura” das zonas sociais ou públicas do Hotel ao exterior, envolvendo valências como a gastronomia, os eventos, o convívio social e o lazer.

O restaurante, o bar e a ampla esplanada que se pretende implementar em toda a frente do Hotel, numa interligação natural e directa à via pública, contribuirão certamente, para o êxito do propósito – a reconstituição do local como ponto de encontro e pólo da vida social na cidade, numa dinâmica muito interessante e vantajosa para um vasto número de agentes económicos e população em geral.

Toda a faixa periférica envolvente ao estabelecimento será objecto de um tratamento paisagístico adequado que potenciará a animação social, com destaque para a implementação de uma zona lúdica ajardinada e aberta ao exterior, equipada com piscina, solário e bar lounge.

A par da reconversão de todas as áreas técnicas e de serviço do Hotel, serão criados circuitos diferenciados e os pisos serão dotados de copas de apoio de serviço.

A unidade hoteleira passará a dispor de 44 modernas e renovadas unidades de alojamento (quartos e suites), algumas adaptadas ao uso por utentes com mobilidade condicionada. Manter-se-á o multifacetado e polivalente salão no último piso, dotado de novas instalações de apoio, que conjuntamente com o “bar-terrace” panorâmico, transformarão os eventos a realizar em experiências únicas e farão os finais de tarde um acontecimento mágico com a Estrela por testemunha.