CentroTV

Hotelaria praticamente cheia na noite de fim de ano em Coimbra

Coimbra é já uma “referência entre os melhores destinos para a passagem de an”o, com uma procura “excecional nesta data”, revela autarquia.

De acordo com informação recolhida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), as taxas de ocupação hoteleira para a noite de 31 de Dezembro rondam os 100 por cento.

No que ao alojamento local diz respeito, as perspetivas são também animadoras, com boa parte destas unidades a registarem 100 por cento.

Ao nível da restauração, o feedback também não podia ser melhor. Na Baixa de Coimbra há vários restaurantes disponíveis, sendo que muitos deles já estão com lotação esgotada para o serviço de jantar dessa noite.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem “tudo a postos para o evento de passagem de ano, numa grande operação – a maior de sempre, desde o início do projeto, em 2013 –, que envolve uma equipa alargada de meios, quer da área da animação e produção, quer ao nível de proteção civil, segurança e ambiente”, refere a edilidade em comunicado.

O Fim de Ano passou a ser uma “data de referência para a cidade, um evento âncora no calendário das grandes produções culturais e de animação, revelando uma elevada capacidade de atração de público, de mobilização dos agentes turísticos e de aumento da competitividade, comprovada pela enorme procura de Coimbra enquanto destino para a passagem de ano, como comprova o facto de as unidades hoteleiras estarem, nesta altura, praticamente com lotação esgotada”.

As expetativas para o Fim de Ano em Coimbra são “as melhores”, numa festa que durará mais de seis horas.

São quatro palcos (mais um este ano), espetáculos a decorrer em simultâneo, com música para todas as idades e gostos, fazendo do centro histórico um amplo espaço de celebração e colocando a cidade no roteiro das principais festas de passagem de ano a nível nacional.

São esperados largos milhares de pessoas – à semelhança dos anos anteriores – tanto mais que as previsões meteorológicas também dão mostras de querer ajudar, com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a avançar com tempo seco para esta noite.

“Estão, assim, reunidos todos os ingredientes para uma grande festa de Fim de Ano, numa mega operação que envolve uma vasta equipa de meios de produção, proteção civil, segurança e ambiente”, sublinha a autarquia.

DISPOSITIVO LOGÍSTICO E DE SEGURANÇA REFORÇADO

As questões relacionadas com segurança merecem especial atenção. Por forma a garantir que o evento decorre em segurança, assegurando que a população e os visitantes podem viver os festejos em conforto e sem sobressaltos, a CMC, além dos habituais procedimentos levados a cabo em eventos de grande dimensão, reforçou o dispositivo logístico, os meios de socorro, de emergência médica e o policiamento.

Quanto à emergência e socorro, e embora as forças de segurança considerem tratar-se de um evento que não potencia, à partida, situações críticas, estão acauteladas medidas preventivas que garantem a atuação e coordenação dos meios e agentes de proteção civil que possam, com a máxima celeridade, acorrer e atuar em eventuais cenários de incidentes. Está ainda previsto, em tempo útil e desde que se justifique, a ativação de planos de emergência.

Para uma intervenção mais célere em caso de emergência, existem diversas equipas de socorro devidamente posicionadas nos locais dos espetáculos, nomeadamente, na Portagem e na Praça do Comércio, asseguradas pela Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Brasfemes.

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO

Numa noite em que se espera de grande afluência, a CMC volta a encerrar temporariamente a Ponte de Santa Clara. Garante-se, deste modo, maior e melhor acessibilidade aos espaços onde decorrem os espetáculos, proporcionando-se, ao mesmo tempo, uma plataforma para o público assistir ao fogo-de-artifício com maior comodidade e melhores condições de visibilidade.

O espetáculo de pirotecnia será um dos momentos mais esperados da festa e a este associa-se a música dos GNR, que atuam, em simultâneo, na Portagem.

A interrupção da circulação rodoviária na Ponte de Santa Clara será temporária e em ambos os sentidos – entre as 21h30, de 31 de dezembro, e as 4h00, de 1 de janeiro. Nestas seis horas e meia, o trânsito continuará a processar-se normalmente nas pontes Rainha Santa Isabel e Açude.

O Município proporciona também espaços de estacionamento, disponibilizando parqueamento adicional gratuito, como é o caso de toda a área da Praça da Canção. Além desta, é permitido estacionar nos parques junto ao Estádio Universitário, Parque Verde (margens esquerda e direita) e nos parques à superfície do Mercado D. Pedro V. O estacionamento é ainda possível nos Parques da Ecovia (Casa do Sal).