CentroTV

Identificados vândalos que andaram a conspurcar cidade de Coimbra com “grafitti”

O Comando Distrital da PSP de Coimbra, através da Esquadra de Investigação Criminal de Coimbra, identificou um casal da prática de “grafitti” na cidade de Coimbra, tendo apreendido diverso material relacionado com a prática destes atos.

“Durante o ano de 2017 foi amplamente difundido nos meios de comunicação social atos de vandalismo em vários edifícios históricos classificados como Património Mundial da UNESCO na cidade de Coimbra, existindo uma maior predominância destes atos na zona da alta da cidade”, adianta hoje a PSP em comunicado.

Os atos de vandalismo passavam pela “prática reiterada de grafitti não autorizado e sem valor artístico nos edifícios, situação esta que indignou e preocupava moradores, visitantes e as autoridades locais”.

As várias situações reportadas deram origem a um processo-crime cuja investigação foi levada a efeito pela Esquadra de Investigação Criminal de Coimbra sob a direção do DIAP de Coimbra, sendo que das diligências de investigação levadas a efeito resultou a identificação dos autores dos atos ilícitos, nomeadamente um homem e uma mulher.

No decurso da investigação foram efetuadas buscas domiciliárias nas residências associadas aos suspeitos, tendo sido localizadas e apreendidas várias dezenas de latas de tinta/spray, utensílios utilizados nessa prática, cadernos com esboços dos desenhos existentes nos edifícios desta cidade, estupefaciente (Liamba num total de 110 doses individuais), uma balança de precisão e diversas embalagens utilizadas para acondicionar estupefaciente em doses individuais.