CentroTV

II Estágio do Açôr em Arganil

O “Estágio do Açor – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil” está de regresso para a sua 2ª edição que decorrerá entre os dias 1 e 5 de agosto de 2022, na vila de Arganil.

Numa organização da Associação Filarmónica de Arganil, em parceria com a Associação Juvenil CUME, esta iniciativa visa complementar a ação desenvolvida pelas Bandas Filarmónicas, num processo de qualificação e reforço dos conhecimentos dos seus jovens músicos, bem como promover a interação e a troca de experiências entre jovens oriundos de diferentes realidades e dinâmicas a nível nacional.

Decorrendo sob um intenso programa formativo ao longo da semana, organizado em naipes e orquestra, esta Iniciativa culminará com a realização de um Concerto no dia 5 de Agosto, no Paço Grande em Arganil, durante o qual serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido com base em novos métodos de ensino que proporcionam aprendizagens inovadoras.

O II Estágio do Açor será dirigido pelo Maestro José Pedro Figueiredo, “cujo excelente curriculum apresenta uma vasta experiência e competências nesta área, tendo como Maestro Assistente, o Maestro da AFA Pedro Carvalho, bem como a colaboração de 8 orientadores de naipe”.

“As inscrições encontram-se abertas até ao dia 15 de julho e terão como limite a participação de 70 jovens executantes de Bandas Filarmónicas de todo o País, estando o regulamento e as inscrições disponíveis em https://www.ajcume.pt/estagio-do-acor/”, informa a organização do evento em nota.

Contando com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil e da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, é propósito da Organização “consolidar o Estágio do Açor como uma referência no calendário de eventos similares no panorama nacional, criando uma marca de qualidade no ensino da música a que Arganil ficará intimamente associada”, conclui.