Os alunos do curso de artes da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, pintaram um mural dedicado à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 no Seminário Maior da cidade, na chamada ‘curva da banana’, na rua dos Combatentes.
O mural foi ontem inaugurado com a presença do Bispo de Coimbra.
“Reabilitar o muro do seminário é um dos objetivos desta ação, sendo que a divulgação da JMJ 2023 à comunidade conimbricense é um dos principais, seguindo a lógica do hino JMJ 2023 – ‘Todos vão ouvir a nossa voz!’”, informa o Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra,.
Os alunos da turma 12.º 9 do curso de artes, da Escola Secundária José Falcão, deram uma nova vida a uma das paredes exteriores do muro do Seminário Maior de Coimbra, sob orientação da professora Ana Magalhães.

“O muro encheu-se das cores que identificam este que é maior evento cristão de jovens e para jovens de todo o mundo”, salienta o comunicado, lembrando que se “aproximam cada vez mais” os ‘Dias nas Dioceses’ (DND), a semana antes da JMJ Lisboa 2023, e a própria Jornada, de 1 a 6 de agosto.
Nos DND, de 26 a 31 de julho, a Diocese de Coimbra espera “receber milhares de peregrinos de centenas de países”, e conta para esse acolhimento “com a boa vontade de muitas famílias, como com a cedência de espaços públicos”, incentivando ainda às inscrições “como Família de Acolhimento”.
Na semana dos ‘Dias nas Dioceses’, os peregrinos da JMJ vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região de 17 dioceses católicas de Portugal continental e ilhas: Algarve; Angra; Aveiro; Beja; Braga; Bragança-Miranda; Coimbra; Évora; Funchal; Guarda; Lamego; Leiria-Fátima; Portalegre-Castelo Branco; Porto; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.
Cada uma das dioceses está a finalizar um programa centrado em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.