Foi hoje inaugurado o novo Espaço Cooperativa Cowork de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa que participou na inauguração deste espaço, adiantou que “é mais um passo muito importante” no trabalho da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e “respeita tudo o que são as tradições”, sem deixar de “introduzir modernidade e inovação”.
“São projetos que se fazem com muito poucos recursos. Começámos com 57 e hoje já temos 88”, frisou, realçando que este “não seria possível sem um importante trabalho em rede”.
Para Ana Abrunhosa, “não há coesão territorial sem fazermos este trabalho”, que permite “valorizar as aldeias, voltando a dar-lhes centralidade”.
Acrescentando que “contar com o trabalho conjunto” dos autarcas e dos empreendedores, para assegurarem que, complementando a função das unidades de ‘coworking’, os seus utilizadores tenham habitação, bem como serviços de saúde, educação, cultura e transportes.
Já o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital afirmou que “os novos tempos querem novas soluções”.
José Carlos Alexandrino entende ser fundamental a administrações central e local continuarem a investir no desenvolvimento do interior, desde logo com a criação de mais espaços de ‘coworking’.
“A qualidade de vida está mais aqui do que naqueles bairros das grandes cidades”, sublinhou.
O vice-presidente e presidente eleito do município oliveirense, Francisco Rolo, começou por dizer que se sentia “muito feliz no concretizar de um sonho”.
O também presidente das Aldeias de Montanha lembrou que esta rede é a “união de um conjunto de 41 aldeias de nove municípios da região da Serra da Estrela”, salientando que este é o primeiro espaço de cowork a ser inaugurado.