O incêndio florestal que deflagrou em Los Gallardos, na província espanhola de Almería, em Espanha, foi estabilizado, após vários dias de combate às chamas que provocaram a morte de pelo menos 12 pessoas e destruíram cerca de 7.000 hectares.
As autoridades espanholas anunciaram que o fogo está circunscrito, permitindo reduzir o nível de emergência e autorizar o regresso gradual das cerca de mil pessoas que permaneciam evacuadas. Apesar da evolução favorável, os operacionais continuam no terreno para consolidar o perímetro e extinguir os últimos focos ativos.
Mantêm-se, contudo, oito denúncias formais de pessoas desaparecidas.
A Guarda Civil, apoiada por voluntários da Proteção Civil e pela Unidade Militar de Emergências (UME), realiza novas buscas em habitações isoladas e zonas florestais para garantir que não existem mais vítimas.
Entretanto, mais de 600 pessoas já regressaram às suas casas, enquanto centenas de desalojados continuam alojados em hotéis e segundas residências, com os custos suportados pelo Governo espanhol.
As inspeções efetuadas pela Guarda Civil indicam que a maioria das cerca de 250 habitações verificadas na área afetada escapou aos danos provocados pelo incêndio.






































































