O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou o estado de catástrofe em duas regiões do sul do país, na sequência de incêndios florestais de grandes proporções que continuam a alastrar de forma descontrolada. As chamas já obrigaram à evacuação de pelo menos 50 mil pessoas e provocaram, até ao momento, a morte de pelo menos 18 vítimas.
As autoridades chilenas mobilizaram meios de emergência, incluindo forças armadas, proteção civil e brigadas de combate a incêndios, numa tentativa de conter os fogos, agravados por temperaturas elevadas, ventos fortes e condições de seca extrema. O estado de catástrofe permite ao Governo acelerar a mobilização de recursos e implementar medidas excecionais para proteger as populações afetadas.

Gabriel Boric manifestou solidariedade com as vítimas e garantiu apoio às comunidades atingidas, sublinhando que a prioridade é salvar vidas e controlar os incêndios, que já causaram elevados danos materiais e ambientais.
Até o momento, mais de 25 mil hectares foram consumidos pelas chamas, e quase 50 mil pessoas precisaram ser deslocadas.







































































