CentroTV

Iniciativa Liberal iniciou pré-campanha em Coimbra

A pré-campanha da Iniciativa Liberal (IL) no círculo eleitoral de Coimbra arrancou no final do dia de onte,.

“Uma pequena comitiva de membros do Núcleo de Coimbra da IL e de candidatos na lista à Assembleia da República, que é encimada por Orlando Monteiro da Silva, visitou a CJFA – Comunidade Juvenil Francisco de Assis e o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra”, anuncia a IL em nota enviada à CentroTV.

A Iniciativa Liberal havia encerrado a campanha das autárquicas “justamente na CJFA, local escolhido para agora inaugurar a pré-campanha. Orlando Monteiro da Silva ouviu com preocupação a directora da instituição, Luísa Saraiva, relatar não só os desafios inerentes a um contexto de pandemia, mas também as dificuldades geradas pela falta de agilidade nos processos administrativos ao nível da Segurança Social”.

“A grande aposta da IL na simplificação e desburocratização da administração pública não visa apenas servir as empresas e quem trabalha por conta própria, mas toda a sociedade”, enfatizou o candidato, “nomeadamente o sector social, que desempenha um papel crucial e insubstituível”. Sobre os constrangimentos financeiros enfrentados pela CJFA, Tiago Meireles Ribeiro, número dois na lista pelo círculo de Coimbra, lembrou que o Estado tem de estar em força onde faz falta, como no apoio às mães e crianças em situação de vulnerabilidade, em vez de usar milhões de euros para financiar uma companhia aérea. Recorde-se que a CJFA presta um trabalho notável no apoio à infância e juventude e na integração social de mães e filhos vítimas de violência doméstica ou com carências socioeconómicas.

Como trabalho de casa, os candidatos a deputados “comprometeram-se a analisar a questão da desigualdade salarial entre trabalhadores do sector social privado e do público, suscitada pela CJFA”. “Estas crianças merecem tanto como todas as outras crianças”, rematou Orlando Monteiro da Silva, “pelo que os profissionais devem ser justamente remunerados pelo trabalho extraordinariamente meritório que fazem”.

Já no ISEC, pela “mão do presidente Mário Velindro e dos professores Pedro Amaro e Fernando Simões, os membros e candidatos da Iniciativa Liberal tiveram ocasião de conhecer as instalações e parte do trabalho de investigação que ali é desenvolvido”.

Sehundo a IL “a rigidez do actual Regime Geral das Instituições do Ensino Superior foi uma das principais preocupações referidas pelos responsáveis, juntamente com a lentidão de resposta da administração pública. Tiago Meireles Ribeiro elogiou a capacidade do ISEC de construir pontes entre o ensino e a indústria”:

“Iniciativas como o FIKALAB ou o laboratório da Altice, que ficámos a conhecer aqui, são exemplares a este respeito”. Carlos Boto, coordenador do Núcleo de Coimbra da IL, salientou a importância de cultivar uma cultura institucional de abertura, como a que tem o ISEC, para que as boas práticas se mantenham mesmo quando as pessoas mudam.

À saída, Orlando Monteiro da Silva sublinhou “a proactividade do ISEC e a concorrência muito saudável que se estabelece em Coimbra entre instituições do ensino superior, elevando a fasquia para um trabalho cada vez mais de excelência”.

Orlando Monteiro da Silva é o cabeça-de-lista da IL pelo círculo eleitoral de Coimbra nas próximas eleições legislativas a realizar no dia 30 de Janeiro de 2022. O número 2 da lista é Tiago Meireles Ribeiro, que tinha sido a escolha do partido para cabeça-de-lista na candidatura ao executivo camarário, em Setembro.