CentroTV

Iniciativa solidária “Refúgio” em Viseu para apoiar os refugiados

Viseu mostra, mais uma vez, o seu espírito solidário e de união, mobilizando-se para concretizar uma iniciativa solidária pela paz, que se realiza esta segunda-feira, dia 28 de março, pelas 21 horas, no Teatro Viriato, afirma a Câmara em nota.

“Em virtude da vaga crescente de refugiados ucranianos que fogem da Ucrânia para outros países e cidades, incluindo Viseu”, o Município promove esta iniciativa, que surge de uma ideia conjunta com os artistas Ana Bento (Gira Sol Zul) e Romulus Neagu (Intruso), e que é acolhida pelo Teatro Viriato.

O objetivo é “apoiar cidadãos e famílias da Ucrânia, mas também de outros países que, por motivos de guerra ou outros, se veem forçados a abandonar o seu lar e encontram em Viseu um “refúgio”.

“Com o despoletar da guerra na Ucrânia, a sociedade mobilizou-se de forma inexcedível e Viseu não foi exceção. Aliás, os viseenses são bastante solidários e não é a primeira vez que o demonstram no apoio a causas e projetos sociais”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

“Esta iniciativa solidária é apenas mais uma prova de que o trabalho em rede e a união de esforços originam ideias e projetos que valem a pena. Convido todos os viseenses e amigos a estarem presentes e a darem o seu contributo para esta causa nobre”, afirma o autarca.

Em palco, irão juntar-se mais de duas dezenas de grupos e artistas, das áreas do teatro, da dança e da música, para um projeto único, cujas receitas reverterão na íntegra para apoio aos refugiados acolhidos em Viseu.

ArDemente, Dançando com a Diferença, Dennis Xavier, Fernando Giestas e Rafaela Santos, Galo Cant’Às Duas, Graeme Pulleyn, Grupo de Percussão da Gira Sol Azul, Guilherme Gomes, Iryna Babchuk, Jorge Fraga, Mara Pedro, O Marta, Romulus Neagu e André Cardoso, Smoke Hills, Sónia Barbosa, Ana Bento e Bruno Pinto, Sr. Jorge, Tilhon, Tranglomango feat Kika G e Yeva Babchuk, Khrystyna Babchuk e Antonina Rudenko são nomes confirmados neste cartaz, que irão presentear o público com o seu talento. A vereadora da Cultura, Leonor Barata, marcará também presença, apresentando esta iniciativa solidária.

“Esta iniciativa não seria possível de realizar sem a manifestação de um conjunto de vontades comuns e, por isso, o meu agradecimento vai para todos os grupos, artistas e agentes culturais que se associam a este espetáculo. De facto, a Cultura pode ser, também ela, solidária e transformadora”, sublinha a vereadora da Cultura do Município de Viseu, Leonor Barata.

Os bilhetes têm um custo de 10 euros, independentemente do lugar escolhido, e podem ser adquiridos presencialmente, na bilheteira do Teatro Viriato, ou online, em www.bol.pt.