CentroTV

Iniciativas das Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital aproximam livros e leitores

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital acompanham, uma vez mais, os leitores durante as suas férias através da dinamização da iniciativa “Leitores de verão”, anuncia a autarquia.

Ao longo do presente mês estão a ser disponibilizados livros, jornais e revistas no complexo das Piscinas Municipais de Oliveira do Hospital e nas praias fluviais do concelho. O posto dos “Leitores de verão” encontra-se próximo do nadador salvador que se assume como interlocutor junto dos banhistas que procurem este serviço, revela ainda a edilidade em nota de imprensa.

            Esta iniciativa do Município de Oliveira do Hospital, dinamizada através das Bibliotecas Públicas Municipais, em Oliveira do Hospital e em Lagares da Beira, insere-se no programa promovido pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, intitulado “Bibliotecas de verão”. Através desta iniciativa dinamizada em todo o país, as bibliotecas públicas estendem os seus serviços a locais de veraneio como as praias, as piscinas e os jardins.

            Ao aderir a esta iniciativa, através do programa “Leitores de verão”, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital têm como “objetivos primordiais a promoção da leitura, incentivar o conhecimento fornecendo informação atual, chegando a mais utilizadores e conquistando novos leitores. Além de jornais e revistas são disponibilizados livros de diferentes géneros e para as diferentes faixas etárias, cumprindo com todas as Normas da Direção-Geral da Saúde”.

            Procurando a aproximação às pessoas, também o projeto “Biblioteca no Largo” continua a “desenrolar-se a bom ritmo”. Lançado em 2018 pelo Município de Oliveira do Hospital, através das Bibliotecas Públicas Municipais, tem vindo a “garantir um acesso facilitado à leitura aos residentes nas aldeias mais distantes da sede do concelho de Oliveira do Hospital através da parceria estabelecida com a Unidade Móvel de Saúde, da Fundação Aurélio Amaro Diniz”, realça a autarquia.

            Os objetivos do projeto são a “promoção da leitura e a aproximação entre as Bibliotecas Públicas Municipais e os habitantes no concelho e vem aliar e potenciar os cuidados de saúde do corpo e do intelecto. Aproveitando a visita da Unidade Móvel de Saúde, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Fundação Aurélio Amaro Diniz, as Bibliotecas fornecem livros, jornais e revistas que podem ser requisitados e lidos pelos habitantes das aldeias, e aos quais de outro modo mais dificilmente teriam acesso”.

            Trata-se de um projeto cultural que pretende “fomentar o gosto pelo livro junto dos cidadãos e incentivar a leitura nas aldeias contribuindo, desta forma, para uma verdadeira democratização da leitura” no concelho de Oliveira do Hospital.

Esta foi também uma forma encontrada pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para “valorizar os cidadãos que residem afastados dos centros urbanos, com as dificuldades inerentes”.

A “Biblioteca no Largo” estará assegurada de forma contínua nas várias localidades, de acordo com o seguinte itinerário da Unidade Móvel de Saúde: Pinheirinho, Casal Outeiro, Casal de Abade, Cabeçadas e Lourosa; Galvã, Meda, Campo, Pombal e Seixal; Rio de Mel, Parceiro e S. Gião; Gramaça, Chão Sobral, Vale de Maceira, Casal Cimeiro, Goulinho, Cimo da Ribeira, Avelar e Ponte das Três Entradas.