A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai voltar a levar às escolas da região duas iniciativas itinerantes que alcançaram resultados muito positivos em anos letivos anteriores, revela a CIM em nota.
A partir de 21 de novembro, o autocarro “Laboratório Móvel das Ciências” e o Breakout Educativo “Apanhados pelo Clima” irão percorrer todo o território e proporcionar novas experiências e desafios aos alunos.
“Refira-se que o início das duas iniciativas coincide com a Semana da Ciência e da Tecnologia (20 a 26 de novembro) e a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (18 e 26 de novembro)”, refere.
O autocarro “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões” é destinado aos alunos mais novos, dos 2.º e 3.º anos de escolaridade. “As crianças terão ao dispor um ambiente pedagógico inovador, com materiais e conteúdos diversificados, que estimulam o conhecimento em áreas como a robótica, a sustentabilidade e o mundo digital”, sublinha ainda a CIM.
Este Laboratório irá visitar todos os agrupamentos de escolas dos 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões. Está prevista uma ação para cada grupo de crianças, de forma que todos os alunos possam participar. Nessa ação, com a duração de 90 minutos, serão desenvolvidas duas atividades temáticas, entre oito temas à escolha: Biodiversidade, Geologia, Economia Circular, Fábrica de Robôs, Corpo Humano, Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas, A Nossa Escola no Cosmos e Tu e os Outros.
A outra iniciativa é o Breakout Educativo “Apanhados pelo Clima”, que funciona em conjunto com a “Bancada Móvel das Ciências”. Este bloco integra o projeto “O Futuro é Amanhã”, o qual pretende motivar a reflexão, o debate e a divulgação da problemática das alterações climáticas. O público-alvo são todos os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade dos 14 agrupamentos de escolas.
O Breakout Educativo “Apanhados pelo Clima” consiste num jogo educativo, que desmistifica e clarifica conceitos relativamente à forma como as alterações climáticas afetam a vida dos territórios e comunidades. “De uma forma dinâmica, promove a ideia de ação perante o atual cenário climático, nomeadamente as ações estratégicas que estão a ser adotadas no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do território de Viseu Dão Lafões”, frisa.
A metodologia, baseada na ideia de jogos de fuga, “oferece uma experiência imersiva a partir de um cenário inicial de urgência climática. A colaboração, o pensamento crítico e a mobilização de conhecimento dos alunos são a base para a resolução dos desafios propostos. Durante o jogo, que dura 90 minutos, os alunos conquistam pistas/códigos que permitem ir progredindo na missão, até atingir o objetivo final: a implementação do PIAAC, que permitirá à região mitigar e adaptar-se aos impactos das alterações climáticas”.
A funcionar em paralelo com o “Apanhados pelo Clima”, as atividades práticas “Bancada de Ciências” apresentam cinco possibilidades diferentes: Pegada de Carbono do Pequeno-Almoço; Economia Circular: “Foco na Embalagem”; Economia Circular: “Escolhas Energéticas”; Movidos a Sol; e Jenga da Biodiversidade.
Durante a interrupção letiva de fim de ano escolar, ao longo de todo o mês de julho, o autocarro permanecerá em cada um dos municípios, permitindo que as crianças possam também usufruir desta experiência enriquecedora durante as suas férias de Verão.
“A CIM Viseu Dão Lafões tem como um dos seus grandes desígnios contribuir para a melhoria do sucesso educativo na região. A criação de ambientes pedagogicamente inovadores é, comprovadamente, um método eficaz de motivação dos alunos de todas as idades. Iniciativas como estas, que vão percorrer todos os agrupamentos de escolas do território, criam valor acrescentado e aumentam as condições para o sucesso dos nossos alunos”, sublinha Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a colaboração com os municípios nesta área: “Estes projetos na área da educação são desenvolvidos em articulação com os municípios e agrupamentos de escolas, envolvendo toda a comunidade educativa de Viseu Dão Lafões. O contacto dos alunos, de todas as idades, com áreas tão atuais como a robótica, as ciências experimentais, as alterações climáticas ou a economia circular potencia o gosto pelo conhecimento e pela descoberta, o que, por sua vez, estimula um maior envolvimento na aprendizagem. E, pois, uma aposta ganha à partida e com impacto positivo no percurso escolar dos nossos jovens”.