CentroTV

Início de trabalhos de Caminhos de Fátima e Santiago obriga a condicionamentos no trânsito em Coimbra

O início dos trabalhos no âmbito da requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago, vai obrigar a condicionamentos de trânsito, previsivelmente até junho, na Estrada da Ponte (antiga Estrada Nacional 1), em Antanhol, e na Rua da Fonte Velha, em Cernache.

“Esta empreitada da Câmara Municipal (CM) de Coimbra tem como objetivo sinalizar e melhorar a mobilidade pedonal no concelho, mas também para aumentar a segurança de circulação para os caminhantes. O investimento é de 440 mil euros”, adianta em nota a autarquia de Coimbra.

 “Já se iniciou a empreitada de requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago, no troço entre Cernache e Antanhol. A obra prevê a execução de trabalhos de desmatação, escavação e aterro, execução de muros, drenagem pluvial, construção de passeios e sinalização. A circulação na Estrada da Ponte e na Rua da Fonte Velha vai ser mantida nos dois sentidos e o trânsito será regulado por semáforos, durante o horário dos trabalhos, das 08h00 às 18h30, pela necessidade de ocupar a via com equipamentos e veículos. A velocidade será reduzida para 30 km/h”, refere a edilidade.

Esta intervenção passa pelo alargamento das bermas e construção de alguns passeios, o que obriga a obras complementares, tais como a instalação de rede de drenagens pluviais, a construção de muros de suporte, a colocação de guardas metálicas e balizas retrorrefletoras, a criação de passadeiras e a pintura de marcações rodoviárias.

“Recorde-se que a empreitada de requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago é mais uma intervenção que se soma ao investimento da CM Coimbra na melhoria das condições de segurança e conforto na mobilidade pedonal por todo o concelho””, afirma.

A obra foi consignada em meados de janeiro passado à empresa vencedora do concurso público, a Contec-Construção e Engenharia, S.A., pelo valor de cerca de 440 mil euros. Todavia, o investimento global da autarquia nesta intervenção de melhoramento da mobilidade pedonal é superior a 558 mil euros, uma vez que a primeira intervenção de identificação e sinalização dos caminhos, concluída em março de 2018, foi realizada no centro da cidade e representou um investimento de 121.356,22 euros (IVA incluído).

O projeto tem como objetivo a identificação e sinalização dos percursos para caminhantes que se dirigem a pé a Fátima e a Santiago de Compostela, procurando sempre, por razões de segurança e comodidade, evitar as estradas principais e optar por estradas secundárias ou, preferencialmente, caminhos pedonais. A direção de Fátima está indicada por setas azuis e a direção de Santiago por setas amarelas.

“A norte, até ao limite do concelho de Coimbra, os caminhos já se encontram devidamente sinalizados, pretendendo-se agora identificar, sinalizar e melhorar o troço entre a Adémia e o Bolão (onde se situa o Centro Municipal de Apoio ao Caminhante) e o troço em Cernache/Antanhol”, salienta.

No passado dia 19 de fevereiro, Manuel Machado defendeu publicamente a classificação dos caminhos portugueses da peregrinação a Santiago de Compostela como Património da Humanidade, devendo para tal a sua certificação ser concluída. O também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses sublinhou que a aposta nos caminhos de Santiago deve contribuir para “o desenvolvimento económico, social e cultural” dos territórios.