CentroTV

Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento apresentado em Coimbra

Foi hoje apresentado, em Coimbra, o projeto do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal).

“Trata-se de um projeto pioneiro a nível nacional na área da investigação do envelhecimento, que tem como objetivo construir o primeiro Centro de Referência no sul da Europa, centrado no estudo dos processos biológicos do envelhecimento para promover e sustentar o envelhecimento saudável e ativo”, adianta em comunicado a CCDR Centro.

Além da contribuição para a génese de conhecimento, a atividade deste Instituto estará “direcionada para a exploração clínica e empresarial, com vista a desenvolver novas estratégias profiláticas e terapêuticas para atenuar a incidência e desenvolvimento de doenças crónicas associadas ao envelhecimento, assim como desenvolver novas metodologias de promoção de qualidade de vida do idoso”.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que participou na cerimónia disse que a criação do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) em Coimbra é o corolário de um caminho “natural” que a região tem feito no domínio das ciências da saúde.

“Há excelente investigação e há que trabalhar em rede e com parceiros internacionais, e é esse o caminho que a Universidade de Coimbra (UC) está a seguir”, sublinhou a governante, na apresentação do projeto, em Coimbra, no Colégio da Trindade.

Lançado pela Universidade de Coimbra (UC) em parceria com a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e o Instituto Pedro Nunes, o novo MIA- Portugal Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, será um projeto pioneiro a nível nacional na área da investigação do envelhecimento.

O MIA-Portugal é financiado pela União Europeia com comparticipação da Universidade de Coimbra e da CCDRC num montante total de 49 milhões de euros, dos quais 15 milhões são investimento direto do programa Teaming da EU.